Alaor

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Institucional

Filosofia da instituição

O Instituto Educacional Professor Alaor baseia sua filosofia de educação na consciência de sua função política-econômica social de formar homens livres e atuantes à sociedade em que vivem, adquirindo referenciais que os possibilitem a dialogar com as mudanças que nela ocorrerem.

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Objetivos gerais do Instituto Educacional Professor Alaor:

a) proporcionar aos educandos Educação Integral, desenvolvimento físico, mental, psicológico, científico, social, político e cultural;

b) oferecer referenciais básicos para avaliação de perspectivas de mercado de trabalho, em consonância com projetos individuais, na definição de sua opção para formação superior, levando-se sempre em consideração as necessidades da realidade brasileira;

c) proporcionar espaços de convivência que facilitem a sua integração com o mundo universitário;

d) criar condições e situações de análises para o cotidiano do mundo do trabalho no que diz respeito a relação humana;

e) integrar o educando na comunidade para a efetivação de sua participação, enquanto sujeito histórico nas decisões de interesse coletivo, desenvolvendo assim, cidadania, responsabilidade e solidariedade a fim de poder colaborar para a transformação da realidade social;

f) servir de espaço de embate de ideias, no que diz respeito a realidade local, nacional e internacional, como também, das questões relativas aos desafios educacionais da sociedade brasileira em sua contemporaneidade;

g) servir de espaço para divulgação e discussão de métodos e técnicas de ensino, formas de organização e administração escolar, de modalidades de orientação educacional, coordenação pedagógica, filosofias políticas educacionais frente às exigências do mundo moderno;

h) estabelecer dinâmicas de aperfeiçoamento e iniciação à pesquisa que contribuam para a dinamização do campo educacional.

A educação no instituto educacional professor Alaor, tem por finalidade:

a) compreensão, análise, desenvolvimento e prática de aspectos relativos aos direitos e deveres da pessoa, do cidadão, da família, da comunidade e do Estado;

b) respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do homem e dos diversos grupos sociais da sociedade contemporânea;

c) participação crítica no desenvolvimento das questões sócio-políticas-econômicas-culturais nacional e internacional;

d) formação crítica, integral e permanente ao desenvolvimento das potencialidades dos educandos, como referencial de autorealização, criatividade, compromisso social, preparação para o mundo do trabalho e exercício da cidadania;

e) preservação e expansão do patrimônio histórico-cultural;

f) diálogo com as diversas concepções de mundo no que diz respeito aos seus fundamentos, independente das convicções filosóficas, religiosas e políticas;

g) conscientização das diferenças sociais e individuais, independente da cor, raça, portadores de doença e/ou deficiência física;

h) espírito dialógico com os desafios a serem enfrentados pelo homem na atualidade.